top of page

Entrevistando Celebridades

Entrevistando Celebridades é um jogo de RPG criado para a aprendizagem de crianças e jovens sobre jornalismo e que foi não somente aplicado mas criado com as crianças do Centro de Formação da Obreiros do Bem, inclusive o nome foi sugerido por eles. Inicialmente, foi questionado quais eram alguns conceitos jornalísticos, como pauta e entrevista, para as crianças, de acordo com a sua opinião. Após a resposta das mesmas, foi feita uma breve explicação, muitas vezes apenas para complementar as ideias pré-concebidas que elas já tinham. Nessa parte da atividade, foi colocado em prática em larga escala o conceito de dialogicidade de Freire, pois era estabelecida uma comunicação entre nós - educadores – e as crianças - educandos.

​

O que é RPG?

​

RPG é a sigla para Role Playing Game (ou Jogo de Interpretação de Papéis), uma mistura de teatro com jogo onde os participantes irão contar histórias colaborativamente. Para jogar, é necessaário um grupo de amigos; dados e muita imaginação. Uma das pessoas será o “mestre” (narrador) da história e os outros irão interpretar os personagens que vivenciarão aquela história, podendo interagir com outros personagens e até mudar o rumo de tudo! Existem diversos sistemas de RPG e é possível jogar utilizando qualquer tema: fantasia medieval, ficção científica, comédia, horror, e até o mundo do Jornalismo! Mas afinal, quem vence o jogo? No RPG todos ganham! A experiência e a diversão proporcionadas irão fazer com que você e seu grupo se lembrem das histórias e personagens memoráveis por anos e anos!

​

O Jogo

​

Descrição: Entre para um mundo jornalístico e seja o que você deseja ser! Encontre diferentes profissões em um mesmo curso, onde possa ser desde uma Celebridade até um Fotojornalista, mas se lembre: esta é uma vivência única e trabalhosa. Nunca deixe cair uma pauta!

​

O único instrumento utilizado é a verdade dos acontecimentos, que trará um desempenho de sucesso até o fim do jogo.

​

Reflita sobre as notícias e acredite naquilo que seja necessário, faça escolhas certas!

​

Nível de Ensino

​

Ensino Fundamental I e II

​

Componente curricular

​

Educação e Comunicação

​

Tema

​

Introdução ao Jornalismo

​

Série

​

5º Ano - 6º Ano - 7º Ano - 8º Ano

​

Idade

​

12 a 14 anos

​

Objetivos para o aluno

​

  • Aderir um conhecimento mais amplo de Jornalismo;

  • Aumentar o entendimento sobre as diversas profissões dentro do campo jornalístico;

  • Entender na prática qual é a função do jornalista de maneira geral e de acordo com sua área de atuação (Ex: fotojornalistas, pauteiros, repórteres, etc. )

  • Captar a importância e necessidade da verdade na área jornalística;

  • Ter visão dos acontecimentos e como são abordados;

​

Objetivos para o professor

​

  • Apresentar aos alunos o Jornalismo;

  • Desenvolver com os alunos outras fontes que os ajudem a compreender melhor o conteúdo estudado;

  • Conhecer o RPG e associá-lo como uma importante ferramenta de aprendizado;

Sugestão de abordagem para o professor

  • Jogue com os alunos em grupos e leve o jogo para uma área ampla:

  • Inicialmente, divida a sala em 3 grupos:

1- Grupo A: com pauteiros e fotojornalistas;

2- Grupo  B: com pauteiros e repórteres;

3- Fãs.

  • Em seguida, realize por meio do jogo " Dois ou um americano ", quais serão as celebridades, assim, quando escolhido o aluno, terá a opção de definir que estrela deseja ser. Os alunos terão que utilizar os dados a todo momento para realizar as tarefas de um jornalista de acordo com a sua função. Neste momento, a sorte define as tarefas que serão realizadas pelos alunos, a partir da narrativa escolhida.

 

Sugestão de narrativa

​

Antes da celebridade chegar, os grupos A e B se reúnem para definirem qual vai ser a pauta: no caso dos fotojornalistas, quais os tipos de fotos a serem tiradas (picado, contra-picado, vertical, etc) e no caso dos repórteres, quais perguntas a serem feitas à celebridade.

​

Quando a celebridade chega na calçada da fama, logo os fãs já partem para cima para tentarem conhecê-la. Os repórteres e fotojornalistas tiram no dado (online). Aquele que tirar o maior número no dado, tem a chance de tentar cobrir a pauta primeiro e ganha 10 pontos, o que tirou menor número tem a chance de ir depois, mas ganha apenas 5 pontos. Nesse momento, o papel dos fãs é conseguir a atenção da celebridade, atrapalhando tanto as fotos do fotojornalista quanto a entrevista do repórter.

​

Após a coletiva, os fãs possuem a chance de conhecer a celebridade de perto, mas para que isso ocorra, eles devem ser divididos em dois grupos e passar por um quiz de aproximação sobre a vida da celebridade. As perguntas podem ser definidas na hora, devendo ser consultada a internet para saber as respostas corretas. Antes de cada pergunta, os dois grupos de fãs tiram no dado. Ambos têm a chance de responder à pergunta, ganhando o que chegar mais perto da resposta certa. Entretanto, se quem acertar for o que tiver tirado mais pontos no dado, ele ganha 2 pontos, se quem acertar for quem tiver tirado menor número no dado, ganha apenas 1 ponto. Conhece a celebridade quem acumular mais pontos.

​

Em seguida, os repórteres e fotojornalistas retornam para suas agências para averiguar se cumpriram a pauta, se sim, ganham mais 10 pontos. Nessa etapa, vence o grupo que tiver acumulado mais pontos.

​

Por fim, é hora de construir o conteúdo jornalístico que será publicado no jornal a respeito das pautas cumpridas pelos dois grupos, podendo ser uma notícia, reportagem ou outros. Para isso, podem juntar todos, inclusive as celebridades e fãs, para a experiência jornalística poder atingir a todos participantes.

​

Logo, eles deverão escolher tanto o nome do jornal quanto título, legenda, corpo do texto e demais aspectos do gênero jornalístico, podendo ser usado as respostas das celebridades e as fotos tiradas para compor o texto. Caso algum participante possua a habilidade de fazer charges ou outros conteúdos que são vinculados em jornais, esses podem ser utilizados também. Como forma de publicação, o mini-jornal final pode ser feito online, em plataformas como o word, ou fisico, colando e escrevendo em cartolinas.

​

​

Aplicação

​

​

Inicialmente foram passados conceitos básicos do jornalismo, como pauta, entrevista, fotojornalismo e notícia, através de conhecimentos prévios das próprias crianças

Em seguida, as crianças foram divididas em grupos e foram selecionadas através do jogo "Dois ou Um Americano" quais representariam as celebridades

As próprias crianças definiram que as celebridades seriam as cantoras Katy Perry e Rhianna e o youtuber Whindersom Nunes

No encontro com as celebridades, repórteres e fotojornalistas tentaram cumprir suas pautas em meio ao grupo de fãs

Em seguida, os fãs passaram por um quiz a respeito dos famosos, onde o uso do dado, ainda que virtual, era importante. O ganhador conseguiu conhecê-los de perto

Por fim, as crianças foram divididas em grupos, desenvolvendo assim a notícia a respeito dos famosos, e também outros elementos que compõem um jornal, como propaganda, charge e até mesmo poemas a respeito do dia de jornalista

Resultados

 

 

Nome do Jornal, charge e propaganda

Notícia

​

Encontro dos Famosos

​

Ketlyn Cristina, José Matheus, Willian Takamura e Luis Philippe

​

No dia 26/06, Katy Perry, Whindersson Nunes e Rihanna se encontram em Hollywood no tapete vermelho. Com a presença da imprensa, houve confusão dos fãs, sendo que um deles os conheceram. Em entrevista, Katy Perry revela que sua comida favorita é frango e a de Rihanna é macarrão

​

Legendas

​

"Katy Perry lança novo disco junto com Annita"
"Rhianna namora Whindersson Nunes e ninguém sabia"
"Rhianna, Whindersson e Katy Perry posam para fotos com diferentes roupas"

Poema

​

Um dia fui celebridade

Que todo dia tenho uma amizade

Me vesti de várias cores

Aonde eu fui conheci atores.

Havia um tapete vermelho

Que havia muitos espelhos

Brincamos de várias coisas

De quem é o mais velho

Willian Bonner ou Padre Marcelo

Katy Perry, Rhianna, Whinderson Nunes

Tantos fans, vamos ter que ficar imunes

​

Um dia eu fui editor chefe

Adorei essa profissão

Olhando todas as fotos com muita atenção

Brinquei  uma brincadeira

Que nunca tinha visto

O nome era RPG

Isso foi incrível

Conheci vários artistas

Whinderson Nunes e Rhianna

Sem falar da Katy Perry

A cantora mais bacana

​

Um dia fui editor chefe

Isso foi muito divertido

Passar o tempo olhando foto

E observando meus amigos

Conheci uma brincadeira, é o RPG

Brincadeira impressionante

Boa de se vê

Não mexe comigo

Que eu sei karatê

​

Um dia eu fui fotojornalista

E achei bastante interessante

Renovei meus conhecimentos

Isso foi muito importante

Sem contar com a brincadeira

Que se chama RPG

Que puis meu trabalho em ação

E apareci na TV

Adorei meu trabalho

De fotografar artistas

Eu não sei o que dizer

Foi tudo muito realista

​

Pedro Henrique, Ágatha e Gabrielly

bottom of page